Amazonas marca presença na Semana da Competitividade 2025 em Brasília
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Amazonas marca presença na Semana da Competitividade 2025 em Brasília
A Semana da Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB, foi realizada entre os dias 9 e 11 de junho, em Brasília, reunindo mais de 800 comunicadores de cooperativas de todo o Brasil. Com o tema “Comunicação que fortalece e multiplica”, o evento teve como foco a transformação da comunicação cooperativista por meio da inovação, da estratégia e da conexão com o público.
A programação foi estruturada em quatro trilhas principais: Planejamento e Dados: estratégias baseadas em inteligência de mercado; Branding: construção de marcas fortes e conectadas; Comunicação Institucional: gestão da reputação e imagem institucional; Marketing.
Além das trilhas, a programação contou com palestras, painéis e laboratórios práticos, abordando temas como o papel da comunicação na geração de valor, o uso de ferramentas digitais e a análise de dados para potencializar o impacto das ações.
O evento destacou a importância da comunicação estratégica para fortalecer o cooperativismo no Brasil. Lideranças e especialistas compartilharam experiências e estratégias para posicionar as cooperativas de forma competitiva e alinhada às tendências atuais. A Semana da Competitividade consolidou-se como um marco para o setor, promovendo a troca de conhecimento e a adoção de práticas inovadoras que visam o fortalecimento e a expansão do cooperativismo brasileiro.
Representando o Amazonas, o presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães, ressaltou a importância do evento para a região. “A Semana da Competitividade foi uma oportunidade essencial para mostrar que o cooperativismo da região Norte tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil,” afirmou.
Ele também destacou o protagonismo da região: “Saímos daqui com mais conhecimento, mais conexões e, principalmente, com a certeza de que o Amazonas tem um papel estratégico na agenda nacional da competitividade.”
Segundo Petrucio, a participação no evento reforça o alinhamento do setor com os desafios contemporâneos: “Participar desse encontro em Brasília reforça o nosso compromisso com a inovação, a eficiência e a valorização das pessoas no centro do modelo cooperativista.”
Além do presidente da OCB-AM, o Amazonas contou com representantes do cooperativismo ligados ao setor de comunicação, que participaram ativamente das atividades e compartilharam experiências sobre a realidade regional, contribuindo para o debate sobre estratégias de fortalecimento institucional e posicionamento de marca no contexto amazônico.
“É fundamental que o cooperativismo amazônico esteja presente nos grandes debates. Essa semana mostrou que estamos no caminho certo, pois o cooperativismo é um modelo negócio, com propósito de melhorar a vida das pessoas e comunidades. E isso acontece quando as cooperativas são bem administradas, com gestão profissional e foco no mercado. O Sistema OCB dispõe de várias soluções para promover as atividades econômicas das cooperativas e gerar resultados positivos para o desenvolvimento sustentável no local onde elas estão inseridas, concluiu Petrucio.